Logo.png

Pneumologia

Cuidamos com carinho de quem amamos

Pneumologista e Psicologo em Campinas - Life Medicina e Psicologia

Siga a Dra. Cassia nas redes sociais!

DRA. CÁSSIA COELHO DE MIRANDA FEITOSA

 

Nascida no Paraná, veio para Campinas em 2006 para estudar Medicina na Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Após a faculdade especializou-se em Clínica Médica pelo hospital da PUC Campinas e posteriormente em Pneumologia pela Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.

Atualmente é professora da Faculdade de Medicina da PUC Campinas nas disciplinas de Clínica Médica e Pneumologia, e membro do corpo Clínico dao UTI do Pronto Socorro Adulto do hospital da PUC Campinas.

Porque a Medicina na Life?

Pela experiência destes anos de atendimento, a Dra. Cássia percebeu que as terapêuticas tradicionais não traziam resultados duradouros. Para que o tratamento seja eficaz e impacte na saúde pulmonar, a saúde física e emocional são fatores primordiais para o sucesso.

 

Por este motivo, na Life Medicina e Psicologia, o objetivo no tratamento é cuidar do paciente de forma integral, atentando não somente a doença, mas às suas reais necessidades físicas e emocionais, promovendo assim melhora na saúde respiratória.

Consultório

Nossas consultas são personalizadas, com duração de uma hora, na qual será possível avaliar a presença de doença e programar a investigação e o tratamento adequado.

Espirometria em Campinas - Life Medicina e Psicologia

Prova de Função Pulmonar - Espirometria

A Espirometria é um exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.

O resultado ajuda na análise das condições de ventilação do paciente e no diagnóstico de doenças pulmonares como

Asma e DPOC. 

Polisonografia Tipo 4

A Polisonografia é o método de oxímetria noturna para o diagnóstico da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. 

Esse exame é realizado durante a noite no conforto do seu lar.

Alguns dos Tratamentos Disponíveis

Pneumologista em Campinas - Life Medicina e Psicologia

Asma Brônquica

É uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. É caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas, que se manifesta através da falta de ar e/ou chiado no peito. A asma  não é uma doença hereditária, mas tem uma carga genética importante e pode ser desencadeada por inalação de irritantes como poeira doméstica, fumaça de cigarro, poluição, atividade física, entre outros. Esta condição clínica é caracterizada por períodos de exacerbação( ataques de falta de ar e chiado) e períodos de remissão, no qual o paciente apresenta pouco ou nenhum sintoma.

 

A asma tem uma ampla variação de gravidade, apresentando quadros leves, até quadros muito graves, com interferência importante na rotina diária, podendo causar faltas à escola e ao trabalho, visitas frequentes a serviços de saúde e possíveis internações.

 

O diagnóstico é feito em consulta com um pneumologista, onde avaliamos a história clínica do paciente e realizamos exames complementares, entre eles, a espirometria com broncodilatador.

 

A boa notícia, é que a Asma tem tratamento eficaz, proporcionando ao paciente  melhora considerável na qualidade de vida. Este tratamento é realizado através de medicações inalatórias(as famosas bombinhas), que são muito seguras e trazem um resultado satisfatório.

 

Você é asmático ou conhece alguém que tenha asma? Não deixe esta doença limitar a sua vida, procure um pneumologista.

Medicina Pneumologista em Campinas - Life Medicina e Psicologia

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

A DPOC é uma doença comum que pode acometer tanto as vias aéreas(canais que levam o ar até o pulmão) quanto o parênquima pulmonar(o pulmão propriamente dito). É a principal doença evitável no mundo.

 

Está doença é causada por exposição ao cigarro, queima de biomassa(carvão e lenha) e também a poluição. O principal sintoma que os pacientes apresentam na DPOC é a falta de ar aos esforços, além de tosse e possivelmente chiado no peito. Pacientes muito graves e/ou sem tratamento adequado, podem depender de oxigenioterapia domiciliar.
 

O diagnóstico é feito em consulta com um pneumologista, onde avaliamos a história clínica do paciente e realizamos exames complementares, entre eles, a espirometria com broncodilatador.
 

Existe um tratamento eficaz para o DPOC através das medicações inalatórias(as famosas bombinhas), que são muito seguras e trazem aos pacientes uma melhora considerável na qualidade de vida.
 

A Pneumologia está à disposição para melhorar a sua vida e proporcionar momentos de liberdade.

Apneia em Campinas - Life Medicina e Psicologia

Sindrome da Apneia Obstrutiva do Sono

Roncar ou conviver com alguém que ronca, não ter uma noite de sono reparadora, trabalhar cansado, sonolência diurna excessiva... isso pode ser Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).

 

A SAOS é uma condição clínica em que ocorre obstrução a passagem do ar que respiramos por uma região da via aérea chamada de faringe. Essa obstrução pode ser parcial(momento do ronco) ou completa, quando o indivíduo para de respirar. Nessa hora ocorre uma queda da oxigenação sanguínea, que é prejudicial ao organismo, e culmina com múltiplos despertares. Essa diminuição de oxigênio, associado a descarga de hormônios de estresse que ocorrem durante a noite, podem desencadear arritmias, hipertensão pulmonar, dificuldade de concentração, controle inadequado de doenças como Diabetes e Hipertensão Arterial.
 

O tratamento pode ser realizado de diversas maneiras como aparelhos dentários, CPAPs(aparelhos usados durante a noite para evitar o colapso da via aérea) e até cirurgias. Está em suas mãos melhorar a qualidade do seu sono! Procure um Pneumologista.

 

Parar de Fumar em Campinas - Life Medicina e Psicologia

Tabagismo

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Ele também é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e morte precoce em todo o mundo, pois é fator de risco para o desenvolvimento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e diversos tipos de cânceres, entre eles, a leucemia mielóide aguda, câncer de bexiga, câncer de rim e ureter, câncer de laringe(cordas vocais), câncer na cavidade oral(boca), câncer de cólon e reto, câncer de traqueia, brônquios e pulmão.
 

O tratamento para cessação de tabagismo consiste em consultas de psicoterapia associadas as consultas médicas, combinando o uso de medicamentos e mudanças de comportamento, hábitos e rotina.

 

O objetivo é levar o paciente a entender a função do cigarro em sua vida e tornar possível a cessação deste hábito, dimuindo o risco de doenças cardiovasculares, risco de neoplasias e do famoso DPOC.